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Consumidor do Futuro e tendências emergentes de marketing: como se preparar para o Marketing Digital em 2024?

Tendência de marketing 2024

Bem-vindo(a) ao futuro! Todos os anos a gente se depara com inúmeros conteúdos que são quase um “Oráculo de Delfos” prevendo quais serão os caminhos mais oportunos para quem trabalha na área de Marketing. Por aqui não vai ser diferente!

Neste blog você vai encontrar as possíveis estratégias de marketing digital entendidas por profissionais da área como as mais rentáveis para negócios em todos os nichos.

Aqui também iremos explorar 3 tendências emergentes e oferecemos insights valiosos para preparar sua marca para o consumidor do futuro, em 2024 e além.

Entendendo o Consumidor do Futuro: Uma Viagem ao Ano de 2024

Em um mundo em constante evolução, onde a tecnologia e as preferências dos consumidores estão em transformação, é crucial que as marcas estejam um passo à frente.

Este guia ou blog (como você preferir) vai lhe ajudar a entender e antecipar as expectativas do consumidor do futuro, fornecendo estratégias práticas para se destacar no cenário digital.

O Que Esperar: as 3 tendências mais promissoras para o Marketing Digital em 2024

As empresas que desejam se destacar no mercado competitivo precisam se adaptar às tendências emergentes em marketing, e por ser um campo dinâmico, em constante evolução, influenciado por mudanças tecnológicas e culturais, é de suma importância os profissionais ficarem atentos às inovações para não entrarem no ostracismo.

E para que isso não aconteça no seu negócio, trouxemos as 3 tendências que alavancar seus resultados:

1. Os vídeos estão tomando conta!

Segundo a Meio e Mensagem, a rede da ByteDance está entre as que mais cresceram desde 2020, ao lado do Instagram e Kwai.

Em média, os brasileiros dedicam 132.574 minutos mensais às plataformas digitais, conforme mostram dados da Comscore de julho de 2023. Isso faz com que o Brasil apareça como o segundo país que mais consome redes sociais.

Só no primeiro semestre de 2023, a empresa registrou 15 bilhões de visualizações e 644 milhões de ações em vídeos nas plataformas Instagram, Facebook e Twitter.

Imagem: Kaspars Grinvalds / Shutterstock

Ainda sobre dados de consumo, o Kantar IBOPE Media, divulgou os no seu estudo do Cross-Platform ViewTM sobre o consumo dos conteúdos em vídeo no Brasil na edição de julho de 2023 dos Data Stories. No documento aponta que mais de 99% dos brasileiros foram impactados por conteúdos em vídeo no primeiro semestre de 2023.

Tornando fundamental explorar as tendências de vídeo em estratégias de marketing digital que vão além do convencional, mas claro sempre atento(a) ao tipo de conteúdo produzido, se está captando a atenção e envolvendo o consumidor.

Além disso, esses conteúdos precisam ser personalizados e direcionados, com narrativas criativas e autenticidade, com uso de tecnologias emergentes e SEO para otimizar os conteúdos.

2. Microinfluenciadores

E falando em vídeo, não poderíamos esquecer de quem faz excelente uso deles, né?!

A era dos grandes influenciadores digitais está dando espaço para os microinfluenciadores e essas figuras, com número de seguidores menores mas altamente engajados, podem oferecer uma comunicação mais autêntica, direta e efetiva para nichos específicos de mercado.

Essa categoria tem perfis com, em média, entre 10 e 100 mil seguidores nas suas redes, que também são capazes de gerar resultados (às vezes até mais satisfatórios) e investimento mais econômico.

Imagem: relatório Later X Fohr

Segundo um estudo recente da consultoria Later & Fohr apontou que os microinfluenciadores digitais – principalmente aqueles com menos de 25 mil seguidores – têm uma taxa média de engajamento de 7%, considerada bastante alta.

Tornando a estratégia promissora para pequenas, médias e até grandes empresas quando buscam lançar novos produtos destinados a nichos específicos.

3. TikTok e Redes Sociais:

O TikTok demonstrou um crescimento impressionante e continua sendo uma plataforma chave para estratégias de marketing digital em 2024.

Segundo dados da Science and Technology Innovation Board Daily apontam que a empresa chinesa atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de usuários ativos e enfrentou dificuldades em lidar com tantos usuários ativos diariamente, chegando a ter falhas no login.

Essa conquista coloca a marca entre uma das mais valiosas do mundo em termos de investimento.

Veja o vídeo para conhecer mais tendências e estar pronto para fazer o negócio decolar em 2024.

Preparando-se para o Futuro: Ação e Implementação

Como você pode ver até aqui, o mercado está fervilhando de oportunidades para fazer com que a sua estratégia traga resultados em 2024 e além.

Quando bem estruturadas, elas cumprem não somente o papel de vender um produto mas também contribuem para fortalecer a autoridade e o posicionamento da sua marca no mercado.

Mas é importante ficar atento(a) a alguns pontos-chave para garantir que seus números estarão dentro do esperado. Confira:

Fique de olho em Ferramentas Essenciais: conheça e utilize novas ferramentas e plataformas como CRM, otimizadores de conteúdos, plugins, gerenciadores e automatizadores de tarefas essenciais para acompanhar as demandas do marketing digital em constante evolução.

Faça “Estudos de Caso de Sucesso”: acompanhe canais de credibilidade e aprenda com casos reais de marcas que adotaram com sucesso estratégias inovadoras para atrair e manter os consumidores do futuro.

Junte-se à Conversa: torna-se relevante no cenário dos players de mercado e compartilhe também projetos de sucesso dentro da sua empresa ou setor, construindo o Futuro do Marketing Digital juntamente com outros gigantes.

Acompanhe seus resultados: quando uma empresa é capaz de mensurar seus resultados isso lhe dará um norte para a melhoria contínua e vantagem competitiva de mercado. Mensurar dados é um poder!

Por meio dessa coleta dos dados pelas ferramentas de marketing, você pode gerar relatórios e analisar o que as estratégias estão gerando para o seu negócio, em termos de conversões, alcance, engajamento, entre outras diversas métricas, atraindo os famosos “olheiros”, conhecidos como investidores.

Estamos empolgados para explorar o futuro do marketing digital com você. Vamos criar estratégias que não apenas se adaptem, mas que definem o cenário para o consumidor do futuro em 2024!

Gostou do conteúdo? Como este blog não é apenas uma fonte de informações, mas um espaço para diálogo e colaboração, queremos que você deixe sua contribuição aqui nos comentários.

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