Marketing & Café

Inteligência Artificial: 3 AI Generativas (além do ChatGPT) que você precisa conhecer!

Já estamos no futuro? Com a avalanche de notícias sobre os rumos do mercado de trabalho e com os impactos da introdução da Inteligência Artificial em funções operacionais é impossível não se contaminar com algum debate polêmico sobre o assunto. 

Se estamos no futuro eu não sei, mas há muito o que desbravar nessas novas fronteiras tecnológicas imputadas pela incorporação desses facilitadores no cotidiano do trabalho. Hoje, vamos falar sobre um tipo muito específico: a IA Generativa.

Mas o que são essas coisas?

Antes de avançarmos nessas ferramentas (que são inúmeras) é importante conceituar e entender de onde vieram, o léxico inerente ao universo dessa tecnologia tão transformadora. Então vamos lá!

A Inteligência Artificial pode ser entendida como uma área da Ciência da Computação responsável por criar sistemas que executam tarefas mecânicas, até então desempenhadas pelos humanos.

E acredite, você já está cercado por isso quando o streaming lhe recomenda filmes de acordo com suas buscas, rankeadores de conteúdos como fotos e vídeos, tudo isso através de uma grande base de dados e da Aprendizagem de Máquina ou Machine Learning.

Saiba mais sobre o assunto: 

Através desses mecanismos programáveis, os sistemas por meio dos corpos físicos (máquinas) conseguem operar diversas tarefas que antes demandavam presença humana.

Mas será que elas são tão capazes assim para substituir a nossa atuação no mercado?

É impossível falar sobre inteligências artificiais sem ouvir termos de cunho depreciativo, principalmente as IA Generativas capazes de criar novos conteúdos (nos mais diversos gêneros e formatos) a partir de um banco de dados pré-existente.

Diferente das IA convencionais, elas são ensinadas a cruzar padrões e gerar novos, de forma independente, isso tem criado o furor entre profissionais de várias áreas.

Acredite, elas estão aqui para te auxiliar e não te substituir!

Antes de sair por aí afirmando coisas aos 4 ventos é fundamental entender não somente as potencialidades da IA mas também duas limitações no que se refere aos estímulos do mundo ao redor como os humanos costumam reagir.

São exemplos desses casos: o pensamento crítico, as emoções elementares, intuição em mudanças de “rumo” nos planos que são contornados de forma habilidosa, para uma IA seria o cenário perfeito para um “pane no sistema”.

Entretanto, apesar dessas barreiras, a Inteligência Artificial pode ser uma mão na roda na criação em grande escala para áreas como publicidade, Design, Cinema Jogos, Artes.

Segundo um estudo da IBM, 41% das empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas operações comerciais. Enquanto isso, 34% das organizações relatam que ainda estão em fase de exploração do uso da tecnologia.

Podendo inclusive impactar em até 4 pontos positivos na geração de PIB nacional como podemos ver na previsão da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software.

Agora que você já conhece os pontos positivos da incorporação destes escaladores de produção, do quanto eles impactam e também das limitações, vamos conhecer alguns exemplos mais usados?

Exemplos de IAs Generativas

Quando se fala em inteligência artificial logo vem à mente o ChatGPT – Generative Pre-trained Transformer, um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, cuja função é estruturar ideias, em texto, a partir de informações alimentadas no database.

Bem como: tradução automática, geração de respostas em chats e geração de textos longos. Mas existe uma infinidade de Inteligências Artificiais capazes de reproduzir imagens, vídeos, apresentações em Powerpoint geração e a até releitura de obras de artes famosas.

     

      1. DALL-E

    A DALL-E é uma inteligência artificial criada pela OpenAI, capaz de criar imagens a partir de descrições textuais com o máximo de detalhes possível. 

    Seu nome de batismo é uma homenagem ao pintor surrealista espanhol Salvador Dalí e ao robô WALL-E do filme de animação da Pixar.

       

        1. Jasper

      O Jasper é um serviço focado na produção de textos de marketing, copy para venda de produtos e textos em mídias sociais em orgânica e paga. 

         

          1. Copilot

        O plugin criado pelo Github tem a função de completar trechos de código com sugestões. Assim, os desenvolvedores podem instalar o Copilot como uma extensão do VSCode.

        Como funciona? Quando um usuário comenta o código descrevendo o que irá fazer na sequência ou escreve um trecho de código, o Copilot sugere um bloco de código que ajuda a resolver o problema.

        E quais são as vantagens e desvantagens do uso das IA Generativas?

        Primeiros vamos aos aspectos positivos da implementação desses artifícios em empresas de qualquer porte:

           

            1. Busca rápida de ideias inovadores ou concepção de ideias disruptivas; 

            1. Acelerar a produção de textos com qualidade; 

            1. Reduzir custos em mão-de-obra e tempo de operacionalização.

          Mas como tudo na vida, existem prejuízos que precisam ser pesados além das benesses proporcionadas.

             

              1. Falta de legislação no uso indiscriminado da ferramenta; 

              1. Insegurança sobre a real fonte de autoria dos materiais divulgados; 

              1. Utilização de bases previamente configuradas para a elaboração de múltiplos conteúdos, implicando em originalidade do material.

            Chegamos ao fim?

            São inúmeros os cenários desenhados por estudiosos sociais. Alguns com visão pessimista, outros nem tanto, mas uma coisa precisamos admitir: é assustador!

            Como tudo que é desconhecido, o medo inicial às mudanças que acontecerão em poucos anos vão ressignificar postos de trabalho, relações sociais, valores morais e éticos, seguranças, economia e uma série de outros aspectos da vida social. 

            Foi assim na revolução Cognitiva, Agrícola, Industrial e na recente (não tão recente) Globalização. Por que seria diferente agora?

            Se gostou do conteúdo comente a sua opinião e compartilhe com amigos e colegas para sabermos que eles também pensam sobre o assunto.


            Você também pode gostar:

            Metaverso: criptomoedas e NTFs são seguros?

            Mad Men e as mulheres no mercado da publicidade

            Compartilhe:

            logo-marketign-cafe